MEMBROS DA EQUIPE

Marina Colombo

Assistência social para o Projeto Transversal

Marina é a assistente social do Projeto Transversal. É também educadora socioemocional e especialista em Pedagogia da Cooperação pela UNIP. Desde 2019 tem sua atuação voltada à infância, juventude e valorização de saberes comunitários. É estudante de balé clássico e jazz, o que a torna uma profissional de competências múltiplas e olhar refinado para o desenvolvimento humano através da arte.

Técnica de referência do centro de convivência Jabuti Prema, localizado em Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes, atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, foi idealizadora e coordenadora do Projeto Nutri (a)ção e Afeto – 2022-2023, conquistado através do edital FIA 2021, do Itaú Social, que tinha como premissa a redução da insegurança alimentar das famílias atendidas, garantindo a autonomia e a educação socio-nutricional destas. Como representante do terceiro setor, foi presidenta e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Mogi das Cruzes na gestão 2022-2024.

Com uma trajetória marcada pela escuta, articulação comunitária e criação de soluções coletivas, Marina foi cofundadora da Biblioteca Comunitária Arandu Jabuti, um espaço de encontro dos saberes comunitários. Também co-idealizou o projeto Semeando Sustentabilidade, conquistado pelo edital do Instituto Itaquareia de 2022, que culminou na implantação da “Sala Modelo de Educação Ambiental” em uma escola de educação infantil em Jundiapeba, integrando práticas pedagógicas à reflexão sobre meio ambiente e território.

Sua experiência inclui ainda a formação de agentes públicos da segurança, saúde e assistência sobre o enfrentamento à violência contra mulheres, além da condução de processos formativos com educadores sociais e da gestão de equipes interdisciplinares. Em 2023, foi palestrante no III GPEI PUC, ao lado do educador português José Pacheco, onde compartilhou experiências sobre educação em comunidades de aprendizagem, a partir da vivência no campo socioeducativo.

Muito além da dança e da assistência social, esta profissional contém em si a personalidade de quem atravessa a vida pelo coletivo, atua para ser ponte, acolhimento e afeto por onde estiver.