Nossa equipe de profissionais é formada por bailarinos que também são pedagogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestre em artes. Estão em permanente atualização e conexão com novas pedagogias e linguagens artísticas e são atuantes e experientes no cenário cultural da região.

 

 


Ariane Mascarenhas

Bailarina e pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Brás Cubas – UBC, foi reconhecida pela imprensa local como uma bailarina multimídia. Isto pois, seu corpo cênico é lugar de passagem do clássico e do popular e sua cultura é regada pela erudição acadêmica e a tradição das etnias que estuda.
Foi Articuladora de Dança da Secretaria de Cultura de Suzano por oito anos, tempo em que coordenou o Núcleo de Pesquisa em Dança e o Balé Afro de Suzano, trabalho reconhecido e homenageado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Participou de vários workshops e cursos de aperfeiçoamento com importantes mestres da dança clássica, contemporâ-
nea e jazz dance, entre eles Adriana Grechi, Sandro Borelli, Neusa Tanaka, Yáskara Manzini, Sayonara Pereira, Cia Cisne Negro Cia Omstrab.
Na Escola de Dança Fernanda Moretti ministra aulas de expressão corporal infantil e jazz dance. É, ainda, instrutora de dança da Secretaria de Cultura de Suzano e diretora e coreógrafa do Balé Afro Órun Ayé. Na diversidade cultural de sua formação e atuação reside a potencialidade de sua arte.
Ariane Mascarenhas é, sobretudo, uma educadora que orienta seus alunos para além do palco, mas para a vida.

 


Cleiton Costa

O bailarino, professor e coreógrafo Cleiton Costa é dos mais requisitados entre as escolas da região de Mogi das Cruzes, Suzano e Alto Tietê desde 2006. Sua formação impecável na técnica clássica, balés de repertório e jazz dance foi apenas o início do bailarino contemporâneo que se tornou. Criativo e sensível, começou a coreografar para a Escola de Dança Fernanda Moretti em 2010. Tamanho talento e afinidade em pensamento e fazer artístico com o grupo lhe permitiu estender sua arte além das salas de aula para processos de criação profundos e intensos.
Como bailarino já foi premiado em festivais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi aluno de ícones da
dança brasileira como Luiz Ferron e Ruth Rachou e atuou em musicais montados na capital São Paulo. Tal experiência lhe proporcionou bagagem para montagem de musicais com elenco formado pelos próprios alunos. Assim, a cada dois anos uma nova estreia a exemplo do sucesso de Cats, em cartaz desde 2013.
Em seu corpo clássico-contemporâneo também transitam a dança do ventre e a dança afro, da qual também é professor. Em 2012 atuou na Turquia como bailarino contratado para musicais da empresa Magic Life, tempo em que estudou as danças folclóricas árabes.

 


Fernanda Moretti

Bailarina e eutonista com ampla vivência na Dançaterapia de María Fux, é Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, onde foi professora de Técnicas e Evolução da Dança e de Corpo e Movimento na Faculdade de Artes Cênicas. Lecionou também nas Oficinas Culturais Oswald Andrade e Amácio Mazzaropi em São Paulo e criou o projeto A Dança na Educação – Corpo e Movimento como Veículos Educadores para professores da Secretaria da Educação dos Municípios de Mogi das Cruzes (Cemforpe) e Suzano.
Cursou dança contemporânea em Bruxelas, Bélgica, onde foi bolsista da Fundação Rotária do Rotary Club como

embaixadora cultural da boa vontade e é pós-graduada em Dinâmicas Corporais Expressivas e Terapêuticas pelo SENAC/SP. Em 2012 formou-se em Educação do Movimento com Ivaldo Bertazzo e participou de vivências em dançaterapia em Verona, Itália.

Com formação em Empreendedorismo pelo Empretec, curso desenvolvido pela ONU e promovido pelo SEBRAE, onde ainda estudou Estratégia Empresarial e Gestão Financeira, potencializou seu perfil de produtora cultural que já conta com mais de 25 espetáculos.
Em vinte anos de trajetória profissional, a bailarina contemporânea conhecida pelo diálogo entre as artes que levava à cena, potencializou os saberes do corpo para ampliar sua expressividade e conectividade, tornando-se a produtora, educadora e terapeuta corporal que hoje leciona e dirige a Escola de Dança Fernanda Moretti.

 


Jaqueline Vieira

Bailarina e pedagoga pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, iniciou seus estudos em dança com Neusa Tanaka em 1983, tempo em que cursou ballet clássico, jazz, contemporâneo e sapateado americano.
Estudou ballet clássico na Escola Coreográfica do Bolshoi Ballet Academy em Moscou – Rússia e concluiu a formação de sapateado americano na Unidança – Universidade Livre da Dança, sob a direção de Kika Sampaio, com quem trabalhou como assistente por dois anos. Em 2012 foi para Nova Iorque, EUA, estudar na Broadway Dance Center.
Em sua trajetória é admirável a formação continuada a que se propõe, numa constante atualização e conexão com o mundo! Assim também são propostas suas aulas, as quais unem a experiência da bailarina com o conhecimento da professora e educadora que é. Jaqueline Vieira transformou a dança em um momento de prazer às crianças através de sua segurança, carinho e ternura em aulas. Na Escola de Dança Fernanda Moretti é responsável pela iniciação ao balé clássico e sapateado americano para crianças, jovens e adultos.

 


Jaque Viê

Dançarina, atriz, coreógrafa e publicitária formada pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. Atua no Grupo Fantochia – Cia. de Teatro Infantil e na Cia. Radiophônica de Teatro , como atriz e contadora de histórias. Como dançarina do ventre pertence à Cia. Profissional de Danças Árabes Shivanataraj.
Foi integrante do Teatro Experimental Mogiano – TEM – e do Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes – TUMC, nos quais atuou como atriz e dançarina. Fez a Formação em Nível Técnico em Artes Cênicas do Colégio Estrutural e na Luxor – Escola Especializada em Dança do Ventre. Formou-se ainda no Curso Técnico em Dança e Dança Hatha Yoga da Escola
Profissionalizante Shivanataraj. Teve contato com importantes nomes nacionais e internacionais da Dança do Ventre em cursos e workshops.
A Dança do Ventre na Escola de Dança Fernanda Moretti só teve início quando Jaque Viê lhe concedeu algum horário de sua carregada agenda pois seu perfil de artista e professora são únicos e inigualáveis na cidade. Seu modo de ensinar potencializando o autoconhecimento de cada mulher é atravessado tanto por sua ampla experiência artística quanto pela própria luz que emana.
A partir de 2015 tornou-se também responsável pelas aulas de Yoga em Fernanda Moretti Terapias
Corporais.

 


Ingrid Catarine

Bailarina e graduanda em Fisioterapia na
Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, é a mais nova professora da Escola de Dança Fernanda Moretti, onde teve sua formação técnica e pedagógica.
Sua versatilidade cênica e
propriedade técnica atravessam o balé
clássico, jazz dance e sapateado americano.
Com coreografia de Cleiton Costa, em 2014 foi
vencedora em dança solo do Taubaté Dance Festival. Técnica refinada, carisma e presença cênica fazem esta jovem bailarina ser exemplo às estudantes mais novas, responsabilidade que assumiu desde quando
era apenas amadora.

 


Miria Sayuri

Bailarina formada pelo Center Ballet da Maître Neusa Tanaka e professora de balé registrada pela Royal Academy of Dance de Londres. Tem formação em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e pós-graduação em Aparelho
Locomotor pelo Albert Einstein Instituto Israelita
de Ensino e Pesquisa.
Em 2013 conquistou uma bolsa de estudos pela província de Fukuoka, Japão, para estudar na área de reabilitação motora na Universidade de
Fukuoka. Ao pedido da orientadora responsável lecionou aulas de balé clássico para equipe de ginástica rítmica da Universidade.
Na Escola de Dança Fernanda Moretti é responsável pelas aulas de balé clássico avançado e balés de repertório. Seu ensino através de
refinadíssima técnica aprimora os alunos que são estimulados pelo próprio exemplo da bailarina
admirável que Miria Sayuri é no palco.

 


Victor Roriz

Com formação artística diversificada, o bailarino,
coreógrafo, ator e músico Victor Roriz tem sua base
fundamentada no balé clássico e dança contemporânea.
Formou-se na Escola de Dança Fernanda Moretti
onde, além da formação técnica para bailarino,
cumpriu o Programa de Estágio
Pedagógico Supervisionado.
Sua experiência em teatro e métodos de encenação
japoneses enriquece as aulas de técnica clássica nas quais leva o aluno a trabalhar, além da disciplina, a disponibilidade e o foco para superação e conquistas.

 


Conheça nossa EQUIPE de professores e nossa AGENDA de aulas e eventos. Confira a GALERIA de fotos de nossos espetáculos e salas de aula.
Fernanda Moretti - Todos os Direitos Reservados 2015